domingo, 27 de fevereiro de 2011

Piercing no Lábio causa Retração da Gengiva

Quanto mais tempo as pessoas usam piercings, pior é a retração das gengivas, segundo uma pesquisa feita pela Universidade Estadual de Ohio, nos Estados Unidos.
      A equipe de cientistas disse que pessoas com piercings nos lábios são muito mais propensas a ter retração das gengivas do que aquelas sem piercing.
      A retração pode causar a perda de dentes e está associada com várias doenças na gengiva.
     Os pesquisadores de Ohio descobriram que a profundidade média da retração das gengivas nas pessoas com piercings é mais do que o dobro da profundidade de retração naquelas que não os usam.

      "O metal do piercing entra em fricção com a gengiva junto à parte mais fina dos dentes, fazendo a gengiva retrair" e "uma vez que isso acontece, a gengiva não volta a crescer, causando dificuldades para sua limpeza. Por isso as pessoas ficam mais propensas a contrair doenças da gengiva."
     "O efeito é bem localizado, e por isso somente um ou dois dentes são afetados. Mas normalmente são os dentes da frente, que as pessoas não necessariamente querem perder."
O professor disse que o problema é maior para aqueles que usam piercings há muito tempo.
       Cada vez mais populares, os piercings na boca podem causar infecções e reações perigosas e possivelmente causar doenças que podem levar até à morte, segundo a associação.


Referência: BBC Brasil.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Novidade: Fio Dental Clareador

      
 O novo fio dental é recoberto com uma cera composta por dióxido de silício, a mesma substância abrasiva das pastas clareadoras.
     Chega ao mercado brasileiro o primeiro fio dental que promete a um só tempo remover a placa bacteriana e clarear o espaço entre os dentes, de onde as manchas teimam em não sair.

     Fabricado pela Johnson & Johnson, o produto tem um formato achatado, como o das fitas dentais.

     "Quanto maior a área de contato, maior a redução da placa e a ação clareadora", explicou o pesquisador Emilson Ismael Neto.

     Um estudo clínico realizado na University Park Research Center, em Indiana, Estados Unidos, aponta que o uso regular desse fio reduz em 26% as manchas extrínsecas, aquelas causadas pelo pigmento do café, refrigerantes escuros e cigarro.

      Para os resultados aparecerem, é preciso usá-lo diariamente pelo menos por duas semanas.
      Será que é mais uma novidade e promessa de clareamento ou mito?
Referência: Revista Saúde / ilustração Tato Araújo.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Poder do Sorriso

       Rir nos faz bem! Sabemos bem disso, mas entre saber e fazer vai uma longa distância. Devemos levar o sorriso a sério, uma vez que exerce importante papel em nossas vidas.

      Pesquisas recentes comprovam que boas risadas, fruto da alegria e descontração, podem ter o efeito de uma sessão de ginástica, pois provocam a liberação de substâncias do grupo das endorfinas, que possuem uma potente ação analgésica, e ao ser liberada, é responsável pela sensação de agradável conforto, de bem-estar, de felicidade, de melhor humor e de alegria.

      O sorriso tem o poder de ativar a produção de endorfinas e é tão eficiente quanto o relaxamento, a meditação, a concentração e os exercícios físicos.
Você sorri naturalmente nos momentos em que está feliz ou prestes a rir, portanto imagina-se que movimentar os lábios no sentido de um sorriso deva deflagrar uma resposta feliz.

      Quando uma composição ou um grupo de músculos se contrai, em uma determinada forma e direção, com uma intensidade específica, como é o caso do sorriso, o cérebro recebe esta informação e responde ativando a produção de endorfinas. Use seu sorriso como um apagador de sentimentos negativos. Quando um pensamento negativo surgir, afaste-o com um sorriso.

       É por essa razão que só um esboço de sorriso, ou seja, um afastar de lábios esticados para os lados -tipo sorriso Monalisa- não garante essa produção bioquímica. Ela só se efetiva quando rimos com vontade, de dentro para fora, um sorriso grande, algumas vezes sonoro, ou seja, o sorriso em forma de riso, até mesmo de gargalhada.

      Quanto vale o encanto de um sorriso? As portas diante dessa poderosa arma se abrem com mais facilidade, o desamor muitas vezes cai por terra com o seu inquestionável poder de força.

      O riso é a expressão mais explícita do bom humor, da positividade e da felicidade.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Dentes Bonitos ou Feios Resume a Personalidade...

       Todas as pessoas desejam um belo sorriso e preferem ter dentes naturais a tê-los postiços. Com a mesma convicção, diz-se que os dentes bonitos ou feios, resumem a personalidade de cada um, aquilo que distingue uma pessoa de outra.


        Quem é alto, gordo e simpático pode ser visto como alto, gordo e sem um dente, se estiver lhe faltando algum. Vale dizer: a simpatia sendo prejudicada pela ausência do dente.

       Os dentes são ainda o começo de momentos difíceis, como aquele em que alguém descobre que o seu interlocutor tem mau hálito. Mas os dentes são, sobretudo, em sua dimensão física, funcional e psicológica, o principal componente da saúde da boca, da qual depende uma parcela do bem-estar geral.
      Cuidar dos dentes é uma necessidade tão primária quanto buscar por roupa ou comida. Se eles existem, ocupam um espaço na boca e cumprem uma função, o bom senso recomenda que sejam cuidados. A solução mais viável para se preservar os dentes íntegros e bem posicionados é a utilização dos métodos e meios ligados à higiene.

       Por isso cuide bem dos seus dentes, pois eles dizem muito sobre você.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Dente Não Envelhece

       De fato, o dente terá eterna juventude, se cuidarmos direito dele. Na verdade, um dente bem cuidado não envelhece, como acontece com a gente. Se cuidarmos bem, eles se manterão por toda a vida.


       Cuidar significa não permitir que o esmalte perca substâncias minerais diariamente, por causa da ingestão freqüente de alimentos, sem a subseqüente e necessária limpeza. Cuidar significa, portanto, efetuar a higiene adequada, atacando a saliva ácida, que é gerada com a ingestão de alimentos.

      Se o dente vive num ambiente limpo, sem placa bacteriana, ele é banhado constantemente pela saliva que, nessas condições favoráveis, funciona como uma solução remineralizante natural, porque na saliva existe o cálcio, o fósforo e o flúor – sabidamente substâncias que mantêm o esmalte liso, homogêneo, não apresentando microporosidades.

      A cada vez que uma pessoa come e não escova os dentes, logo em seguida, na primeira meia hora, a saliva fica mais ácida. Nesses minutos, há perdas de substâncias minerais - situação que tende a se agravar com a ingestão de alimentos várias vezes ao dia, sem a posterior e imediata limpeza. 

      Vale dizer que, se a pessoa comer várias vezes ao dia e não escovar em seguida os dentes, haverá vários picos de desmineralização e, com o tempo, os dentes vão adquirindo microporosidades que tornam o esmalte opaco, sem brilho, o que favorece o depósito de pigmentos, ocasionando manchas.

      Por isso, não é um hábito saudável comer de duas em duas horas, ou viver petiscando, sem a escovação depois. Essa falta de método, além de não ser boa disciplina de dieta, contribui para o dano no esmalte dos dentes, na medida em que causa a ação de uma saliva ácida, caso não se pratique imediatamente a higiene, através da devida escovação.

        Então cuide bem dos seus dente, pois como voce ele é ÚNICO.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Rir Faz Muito Bem!

      Rir nos faz bem! Sabemos bem disso, mas entre saber e fazer vai uma longa distância. Devemos levar o sorriso a sério, uma vez que exerce importante papel em nossas vidas.

     Pesquisas recentes comprovam que boas risadas, fruto da alegria e descontração, podem ter o efeito de uma sessão de ginástica, pois provocam a liberação de substâncias do grupo das endorfinas, que possuem uma potente ação analgésica, e ao liberada, é responsável pela sensação de agradável conforto, de bem-estar, de felicidade, de melhor humor e de alegria.

      Quando uma composição ou um grupo de músculos se contrai, em uma determinada forma e direção, com uma intensidade específica, como é o caso do sorriso, o cérebro recebe esta informação e responde ativando a produção de endorfinas. Use seu sorriso como um apagador de sentimentos negativos. Quando um pensamento negativo surgir, afaste-o com um sorriso.

        É por essa razão que só um esboço de sorriso, ou seja, um afastar de lábios esticados para os lados -tipo sorriso Monalisa- não garante essa produção bioquímica. Ela só se efetiva quando rimos com vontade, de dentro para fora, um sorriso grande, algumas vezes sonoro, ou seja, o sorriso em forma de riso, até mesmo de gargalhada.


       Boas risadas aliviam o estresse, fortalecem o sistema imunológico e limpam os pulmões. O riso é a expressão mais explícita do bom humor, da positividade e da felicidade.
        Desde cedo aprendemos a sorrir e passamos a contar com esse valioso auxiliar da beleza e da comunicação durante a vida toda.
        A troca de sorrisos, risadas e gargalhadas nas interações entre as pessoas, antes de começar um trabalho diário, por exemplo, é muito saudável. Não estamos falando de anedotas ou piadas. Não se trata de ser engraçado ou comediante. Falo do que pode ser chamado de riso na conversa e do tipo de ambiente onde isso pode ocorrer, em lugares onde se pode ser alegre.

      Rir nos liga às pessoas para além do meramente superficial e tem relevante papel na estruturação de uma sociedade saudável.

Creme Dental Colorido Prejudica o Clareamento?

         O creme dental colorido interfere no processo de clareamento dos dentes ou causa  manchamento?
        Muitas pessoas ja devem ter se perguntado isso durante a realização do tratamento clareador, e esse tipo de raciocínio deve-se ao fato de se evitar a ingestão de alimentos com corantes (café, chá, beterraba, etc.) durante o tratamento clareador. Logo o creme dental colorido poderia pigmentar o dente prejudicando o clareamento.

        Apesar de não possuir o conhecimento pormenorizado da bioquímica dos corantes, pode-se afirmar com segurança que o corante dos cremes dentais não interferem na qualidade do clareamento dental.
       O corante do creme dental foi projetado para ser inócuo na superfície do dente, caso contrário o creme dental perderia a confiabilidade em sua principal razão: Limpar e manter os dentes brancos

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Existem Dentes Fracos?

                Quase todos os paciente que vêm ao  consultório para tratamentos odontológicos dizem que seus dentes estragaram porque são fracos. É verdade isto? NÃO!!!
               Esta afirmação errônea é passada como verdade por pessoas que desconhecem qual é a formação mineral do dente.
               Ossos, unhas e dentes são formados por uma única matriz mineral, chamada de hidroxiapatita. O que faz com que se forme osso, unha ou dente é como esta matriz mineral se combina.
                                                       
               Deixe-me fazer uma comparação: O diamante (pedra preciosa) e o grafite (usado em lápis) são formados unicamente pelo elemento químico chamado carbono. O que faz com que o carbono se transforme em diamante ou grafite é a forma como os átomos de carbono se combinam. Logo, a matriz mineral do nosso corpo se combina de uma forma e temos os ossos, de outra temos as unhas e de outra temos os dentes.
 


              Podemos dizer que a pessoa tem dentes fracos quando ela tem fraturas ósseas com facilidade e frequente ou quando ela sofre de osteoporose, que é uma doença que afeta a formação da matriz óssea. Se este não é o seu caso, você tem dentes normais. O que causa a destruição dos dentes é a doença cárie.
 
               Mas aí já é outro assunto...
              Então a dica é: cuide bem dos seus dentes com uma alimentação saudável, com pouco açúcar e faça uma higiene bucal adequada!


sábado, 19 de fevereiro de 2011

Estudo revela a fórmula do Sorriso Perfeito

          Um estudo de uma universidade americana avaliou proporções de tamanho, a cor e o formato dos dentes, lábios e gengivas, além da estrutura da face, para criar a fórmula do sorriso perfeito.

          Para atingir a perfeição, por exemplo, o sorriso deve ter pelo menos metade da largura da face; as metades direita e esquerda dos lábios (imaginando-os cortados por uma linha vertical no meio) devem ser simétricas e eles devem ser igualmente carnudos.

          Os dentes também devem ser alinhados à linha imaginária vertical que divide o rosto ao meio, e os incisivos superiores devem ser o traço mais dominante do sorriso - os dentes de baixo não podem aparecer muito quando a pessoa sorri.

          Intitulado Smile Design, o estudo da Escola de Odontologia da Loma Linda University, na Califórnia, também atribui importância à gengiva que fica à mostra no sorriso – além de aparecer pouco, ela deve ter de um tom de rosa pálido – e a outros detalhes.

Bonito por natureza

         Segundo Nicholas Davis, autor do estudo, a definição do que seria o sorriso perfeito se baseia em princípios “estabelecidos por meio de dados coletados de pacientes, modelos de diagnóstico, pesquisa odontológica, medições científicas e conceitos artísticos básicos de beleza” e “levam em conta a harmonia entre a estética facial e a composição dentária”. 

         No entanto, Davis disse que a maioria dos sorrisos bonitos e naturais não são necessariamente simétricos e uniformes. 

       “Os sorrisos naturais mantêm uma beleza intrínseca natural não pela perfeição, mas pela beleza sutil da imperfeição”, afirma. 
      A pesquisa observa ainda a importância do diagnóstico e do planejamento em casos estéticos para atingir o sorriso adequado para cada paciente. 

     “Esses fatores podem ajudar a encontrar o sorriso que melhor ressalta as feições naturais da paciente e ainda beneficiam a saúde oral”, diz o estudo, publicado na revista científica Dental Clinics of North America.

Referências: BBC Brasil

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

No Inverno.....O Vinho e o Café escurecem os dentes?

            Durante o inverno deixamos de lado a tradicional cervejinha e vamos à procura de bebidas mais quentes como, por exemplo, o vinho e o cafezinho preto. Junto com o prazer da degustação aparece também, no caso do vinho tinto, a preocupação com a estética dental. Quem nunca reparou a pigmentação arroxeada deixada na boca e dentes dos consumidores de vinho tinto?
 
            A pigmentação da mucosa bucal, e até mesmo dos dentes, durante a ingestão de bebidas com coloração forte pode ser prevenida com uma boa higienização bucal. Com a mucosa e os dentes limpos a superfície tende a ficar lisa evitando a fixação de detritos e corantes, e diminuindo o efeito colorante, outra dica importante é logo ápós a ingestão desse tipo de bebida, fazer um bochecho com água, para remover o excesso de corante que fica na superfície dental.
 

           E uma  outra opção para manter a estética em dia e evitar manchas nos dentes, além da higienização diária, é o tratamento de clareamento dental que elimina a maioria das manchas deixando uma aparência limpa e saudável. E pessoas que já passaram pelo processo de clareamento dental merecem mais atenção, pois dentes já clareados tendem a aderir mais pigmentos, por isso a manutenção do tratamento é importante, seja em casa ou no consultório.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Enxaqueca e Dores Cervicais: Têm Relação com os Dentes?

          Quem já não sofreu com uma tremenda enxaqueca ou mesmo ficou inabilitado de certos trabalhos por dores no pescoço e região cervical? Pois é... esses problemas e muitos outros podem estar diretamente relacionados com má posição dentária e tamanho dos ossos que sustentam os dentes.


           Atualmente, a odontologia possui algumas especialidades que tratam desses problemas. A ortodontia tem como principal função a correção dos dentes em suas arcadas dentárias (maxila e mandíbula), e em muitos casos contribuem para o correto crescimento facial durante a infância e juventude através da ortopedia funcional.

          No entanto, se a pessoa apresentar dentes fora de posição e tamanhos de maxila e mandíbula desiguais, muito provavelmente apresentará dores de cabeça fortes e crônicas. Tais estudos são apresentados pelo Dr. Fábio Kricheldorf, especialista e mestre em cirurgia buco-maxilo-facial, que trata especificamente da correção cirúrgica dessas alterações. “Porém é necessário um trabalho em conjunto com outras especialidades (ortodontia, fisioterapia, fonoaudiologia) para que os resultados se apresentem conforme o esperado”, alerta.
                                   
           A explicação para essas dores é muito simples, segundo Dr. Fábio, um paciente portador de dentes desalinhados e fora de posição em uma estrutura óssea pequena ou grande gera um esforço muito grande da musculatura que sustenta a cabeça e mandíbula, para uma compensação nos momentos de alimentação, expressão (fala) e trabalho em geral. Tal esforço levaria a uma liberação de elementos tóxicos aos músculos gerando a cefaléia ou enxaqueca, e até mesmo um quadro agudo de torcicolo (dores na região cervical).
                                     
           No entanto, a resolução para este tipo de problema, não consiste somente no uso de medicamentos, e sim de uma análise profunda, porém simplificada, para se obter o diagnóstico e origem de tudo. Caso sejam detectadas alterações na posição de dentes e tamanho dos ossos que sustentam, devem ser tratados por dentistas especializados em ortodontia e cirurgia buco-maxilo-facial.

           Sob o aspecto cirúrgico, ela é realizada em hospital sob anestesia geral para maior segurança do paciente. A duração depende do tipo do procedimento que será realizado: seja na mandíbula ou maxila, e no aumento ou diminuição deles. A cirurgia é um procedimento muitas vezes necessário para que se possa chegar a um resultado funcional desejado, e que em quase todos os casos muda a fisionomia do paciente para um estado de beleza e harmonia desejáveis. Isto torna esse tipo de cirurgia, um procedimento funcional e estético muitas vezes.

          Além de resolver muitos dos problemas de enxaqueca e dores cervicais, este método cirúrgico contribui para o tratamento de pacientes que apresentam os seguintes problemas:
·         Respiração bucal, que quase sempre tem em conjunto problemas de bronquite, asma, faringites crônicas, problemas gengivais nos dentes anteriores  e lábios ressecados
·         Barulhos e “estalos” ao abrir e fechar a boca
·         Tamanho excessivo da mandíbula
·         Boca atrofiada, conhecida como “bico de passarinho”
·         Discrepância (diferença) grande entre mandíbula e maxila, que realçam o tamanho do nariz
          
          Enfim, hoje em dia a odontologia, em especial na especialidade de cirurgia buco-maxilo-facial e ortodontia estão muito bem desenvolvidas. O Núcleo de Tratamento Cirúrgico dessas deformidades também interage com outras áreas da saúde, como por exemplo a fisioterapia e fonoaudiologia. Tal evolução é vista e acompanhada pelos especialistas do estado e do Brasil pelas constantes reciclagens e cursos ministrados pela equipe de Dr. Fábio e Dentisterie.

            Portanto, se você apresenta algum desses sintomas ou sinais clínicos, venha conversar com a equipe da Dentisterie Clínica Odontológica, os profissionais poderão ajudá-lo a ter uma vida mais agradável e feliz.

                                   Dr. Fábio Kricheldorf      CRO 3939
                                   Especialista e Mestre em Cirurgia Buco Maxilo Facial
                                   Dentisterie Clínica Odontológica

Distúrbios Alimentares e Saúde Bucal

A anorexia e a bulimia podem danificar seus dentes de diversas maneiras.
           Um indivíduo com bulimia entra em um ciclo de comer compulsivamente e vomitar. Os ácidos estomacais durante o vômito passam pela boca e podem desgastar o esmalte do dente, causando cáries, descoloração e até a perda dental.
          Como os dentes ficam com uma aparência gasta e amarelada, o dentista pode ser o primeiro a notar os sinais deste distúrbio alimentar. A odontologia cosmética pode ajudar a corrigir o esmalte danificado dos dentes.

         Na anorexia, a quase inanição priva o organismo dos nutrientes de que necessita. Pode-se desenvolver uma osteoporose com um enfraquecimento dos ossos maxilares que suportam os dentes podendo-se chegar até à perda do elemento dentário.


         Em ambos os casos, é essencial que se trate as causas subjacentes que levam à anorexia e à bulimia, bem como que se tratem as complicações dentárias delas resultantes. Embora a Equipe da Dentisterie possa reparar o esmalte danificado dos dentes, ele não poderá tratar o distúrbio alimentar real. Casa você tenha – ou suspeite ter - algum distúrbio alimentar consulte seu médico.
A Dentisterie esta a disposição para maiores esclarecimentos.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Voce tem Mau Hálito?

                O mau hálito incomoda muita gente e nem sempre o problema está relacionado apenas ao estômago, pelo contrário, 90% dos casos têm origem em problemas na boca, como doenças das gengivas e amígdalas, sem contar o problema das cáries.

                O consumo de alimentos com condimentos e o uso de drogas deixam a boca com um odor ruim. Em alguns casos, basta apenas uma ótima higiene oral para resolver o problema, em outras situações, é necessário investigar o sintoma que pode estar ou não associado a alterações hormonais e do estômago.
                            
                De acordo com pesquisas, 87% dos casos de halitose têm origem dental. O importante é definirmos a causa para darmos o melhor tratamento. Geralmente, a boa higiene bucal contribui e muito para a diminuição da halitose.

                A melhor forma de prevenção do mau hálito é a higiene oral. Deve-se ter uma atenção na escovação dos dentes, usando técnicas adequadas, bem como limpar a língua para eliminar a placa bacteriana, além de usar fio dental e de enxaguatórios bucais. Vale ressaltar que tudo isso deve ser sob a orientação do dentista.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

A Importância de um Sorriso...

A busca pelos padrões de beleza e perfeição das formas e dimensões dentárias, tem proporcionado uma supervalorização da aparência de cada indivíduo, isso porque a mídia tem supervalorizado a busca não só por um corpo perfeito, mas também um sorriso harmonioso. A face é como se fosse um quadro, e o sorriso a moldura desse quadro.

Lerman em 1942, já dizia que “A beleza ideal não é aquela que se deve sempre procurar, porque, desde que haja uma beleza ideal, há também beleza real”; assim como, existe um bom gosto que as discerne e um mau gosto que as ignore”.Por isso, os cirurgiões dentistas devem fazer um planejamento e mostrar para o paciente como será feito o tratamento, porque o que pode ser bonito para o profissional , às vezes para o paciente não é; então deve-se também respeitar a opinião do paciente.

Segundo Mondelli, harmonia é a relação de várias partes diferentes entre si que forma um todo. É certo que não há face perfeitamente simétrica; contudo, a ausência de assimetrias notórias, principalmente em áreas importantes, é necessária para uma boa estética facial. A simetria pode levar à monotonia, falta de expressão e não ser agradável como uma face com pequenas assimetrias. Essa harmonia deve estar presente não só na face, mas também no sorriso, pois hoje a beleza de um sorriso perfeito é muito exigida pela sociedade.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Sensibilidade Dental

           A sensibilidade dental é a dor causada por desgaste da superfície do dente. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e acusam a dor. Quando o calor, frio ou pressão afeta esses canalículos, você sente dor. Ignorar os dentes sensíveis pode levar a outros problemas de saúde bucal, especialmente se a dor fizer com que você não escove bem seus dentes, tornando-os vulneráveis às cáries e doenças gengivais.


          Caso você sinta uma sensação dolorosa em seus dentes após tomar bebidas ou comer comidas quentes ou frias, seus dentes são sensíveis. Mas não é só você que sente isto. É um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente.

          A sensibilidade dos dentes geralmente pode ser tratada e curada. Deve ser feito um acompanhamento rigoroso com o dentista, através da prescrição de algum enxagüante bucal com
flúor ou cremes dentais específicos. Tenha bastante cuidado com a escovação e evite que seus dentes se desgastem ainda mais. 

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Refrigerante...

          Os refrigerantes apesar de saborosos podem causar alguns problemas de sáude para as pessoas que o ingerem diariamente. E beber refrigerante com frequência pode acarretar em erosão dental, no qual é um processo caracterizado pela perda do tecido duro da superfície dos dentes.
Esse tecido duro dos dentes se dividem em duas camadas: a mais externa corresponde ao esmalte e a mais interna, à dentina. A redução da dureza tanto do esmalte quanto da dentina deixa os dentes com má aparência, além de causar sensibilidade.  E quanto mais freqüente é o consumo de refrigerante, mais grave é a erosão dental.

Mesmo depois que o refrigerante pára de ser consumido, a ação da saliva não é suficiente para recuperar totalmente o pH desse tecido duro dos dentes.

O tratamento restaurador do esmalte e/ou da dentina é difícil, oneroso e requer contínuo acompanhamento. Em função da natureza do fenômeno de erosão, somente medidas de promoção de saúde bucal poderiam contribuir para o seu controle, tal como, orientação para reduzir a freqüência de contato dos dentes com refrigerantes ou  alimentos ácidos, esse é o conselho mais lógico e efetivo. (Agência Notisa).

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Odontologia Estética

A odontologia estética oferece grandes possibilidades de tratamento, pois ela pode ser definida como a arte de criar, reproduzir, copiar e harmonizar as restaurações nos dentes, fazendo com que seja imperceptível, oferecendo ao paciente diferentes maneiras de realizar um tratamento odontológico.

Essa necessidade da estética iniciou por volta de 1400DC, com alguns povos que adornavam seus dentes, incrustando pedras preciosas como ritual ou como propósito religioso, sendo uma forma de status e de diferenciação de outras tribos.

Atualmente, a odontologia moderna possui vários métodos para correção estética, alguns que necessitam realizar desgaste dental e outros menos invasivos, tais como o clareamento dental, muito comumente realizado tanto no consultório odontológico através do uso da luz e laserterapia, quanto o clareamento dental caseiro com auxílio do uso de moldeiras realizado pelo próprio paciente com orientação profissional.

Há também um procedimento estético não muito realizado, porém de grande impacto ao final do tratamento que é chamado de Remodelação Cosmética Dental, que consiste em criar ilusões óticas em relação ao tamanho e largura dos dentes, após uma análise da face e dos dentes do paciente, que pode ser feito com acréscimo de resina composta ou desgaste do dente e¤ou até mesmo de uma restauração existente, para chegar a um resultado final harmônico e em proporção entre a face e os dentes.
Realizado clareamento dental e remodelação Cosmética.

A odontologia possui áreas bastante diversificadas, aonde é realizado um tratamento interdisciplinar na qual várias especialidades interagem para proporcionar ao paciente a prevenção e um tratamento completos, com o intuito da melhoria da saúde e estética dental. E o tipo certo de tratamento específico para cada paciente irá depender da condição bucal apresentada.

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Rinite Alérgica Compromete a Posição dos Dentes?

     Crianças que sofrem de rinite alérgica são sérias candidatas a usar aparelho ortodôntico. A inflamação das mucosas do nariz não afeta diretamente a dentição, mas geralmente causa obstrução nasal. Com o nariz "entupido", a criança respira pela boca, e isso pode provocar má oclusão (posicionamento inadequado) dos dentes.
     A ortodontista Cláudia Feitosa de Souza da Cunha Cintra concluiu que essa consequência da rinite é frequente. Para sua tese de mestrado, ela analisou 76 crianças, de 7 a 14 anos, com rinite. Entre elas, 68% apresentam apinhamento dentário (dentes desalinhados) e 58%, bruxismo (ranger de dentes durante o sono).
     Caso a criança respire pelo nariz, o ar exerce pressão sobre o palato --o céu da boca. Se a respiração é bucal, não há pressão, e o palato tende a ser mais profundo, o que altera a posição das maxilas --ossos nos quais os dentes estão fixados-- e da dentição, explica Cintra.
     O bruxismo também está associado à respiração pela boca. A rinite alérgica pode causar um edema que fecha a tuba auditiva, dando a sensação de ouvido "tampado". De dia, a tuba auditiva permanece aberta graças à mastigação, à deglutição e aos bocejos. Durante o sono, engolir saliva evita que a tuba se feche. Respirar pela boca, porém, causa ressecamento. Com menos saliva, a criança range os dentes para manter a tuba aberta.
     O edema nasal provocado pela rinite é outro fator de risco para problemas ortodônticos, pois prejudica a circulação sanguínea, diz Cintra. Os ossos alveolares, que dão suporte à raiz dos dentes, recebem menos sangue, o que pode adiantar ou atrasar a troca da dentição e fazer com que os dentes permanentes se desalinhem. Além disso, o edema nasal propicia o aparecimento de olheiras, porque o sangue se acumula na região sob os olhos.
    A má oclusão dentária em crianças com rinite alérgica não é solucionada apenas com um aparelho ortodôntico. Segundo ela, a criança deve ser tratada também por um otorrino ou um alergologista para diminuir os edemas e normalizar a respiração. (Folha de São Paulo, 2010).

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Mudança de Sorriso



              O sorriso é o cartão de visita para a maioria das pessoas, mas nem sempre é o que parece, e o sorriso de muitos famosos nem sempre foi alinhado e mais claro como hoje. Muitos atores, cantores e personalidades nacionais e internacionais melhorarm o aspecto estético dos seus dentes e visual após ficarem famosos.

Celine Dion após mudança de sorriso e clareamento dental.

Glória Pires fez preencimento de resina nos dentes anteriores (fechamento de diastema), e que fez bastante diferença no seu sorriso.


Apenas o clareamento que a atriz Hillary Duff fez nos dentes ja mudou completamente o seu sorriso.

Zac Efron, mudança notável!! Apenas com fechamento de diastema (espaço entre os dentes) e clareamento dental.

David Beckham: mudou bastante, apenas com clareamento e algumas mudanças no formato dos dentes.

 Demi Moore, que está no Brasil, foram feitas modificações estéticas e clareamento para melhorar seu sorriso, que hoje está mais harmônico.

Não só celebridades podem ter esse sorriso e realizar essas mudanças!

Clareamento Dental: Novidades

Dentes saudáveis, claros e alinhados são os novos padrões de estética e saúde em nossa sociedade. Uma das ferramentas utilizadas na Odontologia e uma das técnicas mais pedidas pelos pacientes, dentre os vários procedimentos estéticos é o clareamento dental, que tem sido largamente solicitado na busca de uma solução estética baseada nos novos conceitos de “beleza”.
Os tratamentos estéticos têm ocupado um lugar de destaque na Odontologia contemporânea. E a mídia tem sido fator decisivo nessa progressão, na medida em que enfatiza esses conceitos de beleza e saúde.

O clareamento pode ser realizado através de duas técnicas: caseira ou no consultório. A principal diferença na utilização dessas técnicas está na concentração do gel clareador e no tempo de uso.
Alguns anos atrás, durante a utilização da técnica caseira de clareamento dental havia a necessidade de utilizar a moldeira de clareamento com o gel clareador por mais de duas horas por dia até mesmo durante todo o sono noturno, mas estudos recentes nessa área descobriram que o gel clareador não era mais efetivo durante todo o período de tempo, segundo Dr. David Garber (2010), que ministrou o curso sobre os avanços da odontologia em 2010 no “American Dental Association”, na qual eu estive presente, descreveu a necessidade do uso da moldeira com o gel por apenas 30 minutos duas vezes ao dia, diminuindo assim o tempo de tratamento, com a mesma efetividade, e evitando que o gel clareador fique em contato com a gengiva por longos períodos.
O clareamento dental é uma da técnica utilizada para melhorar o sorriso dos pacientes e por muitas vezes até a auto estima. Caso você também queira saber mais sobre esse tratamento entre em contato conosco.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Saúde Bucal da Mulher

         A mulher tem necessidades especiais relacionadas à saúde bucal nas diversas fases da vida. As mudanças nos níveis de hormônio que ocorrem na puberdade, seguidas da menstruação, gravidez e menopausa tornam as gengivas mais sensíveis à placa bacteriana.
        E um número cada vez maior de estudos relaciona as doenças gengivais com uma variedade de problemas que afetam a saúde da mulher. Como a gengivite é uma infecção causada por bactérias, estas podem entrar na corrente sangüínea e tornar-se causa de outras complicações, tais como problema cardíco.
       É importante saber:

·         Menstruação Algumas mulheres notam que sua gengiva incha e sangra antes da menstruação. Outras têm afta ou inflamações na mucosa bucal, estes sintomas geralmente desaparecem no início da menstruação.
·         Contraceptivos oraisA inflamação da gengiva é um dos efeitos colaterais mais comuns dos contraceptivos orais.
·         Gravidez estudos mostram que muitas mulheres grávidas têm gengivite quando a placa bacteriana se forma sobre os dentes, o que e irrita a gengiva. Os sintomas são gengivas avermelhadas, inflamadas e com sangramento. O cuidado pré-natal é sempre extremamente importante.
·         Menopausa Os sintomas bucais experimentados durante este estágio na vida de uma mulher são gengiva avermelhada ou inflamada, desconforto, sensação de ardência, sensação de alteração do paladar e boca seca.
·         Osteoporose Várias pesquisas sugerem a existência de uma relação entre a osteoporose e a perda óssea nos maxilares. Os pesquisadores sugerem que isto pode levar à perda de dentes por causa da provável diminuição da densidade dos ossos onde os dentes estão inseridos. Juntamente com a osteoporose, a doença periodontal acelera o processo de perda de estrutura óssea ao redor dos dentes.