terça-feira, 21 de junho de 2011

Terceiro molar ou dente do siso: extrair ou não??

        Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares e também são os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade.
       Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos - dentes presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso. Se os dentes estão inclusos, pode ocorrer inchaço ou flacidez.

         Os terceiros molares que permanecem inclusos, intra-ósseos, numa posição normal, é bastante improvável que venham a originar problemas. E se eles estiverem numa posição fora do normal, a probabilidade de eles virem a causar problemas aumenta e pode aumentar muito.
        

   A extração destes dentes deve se basear através de um diagnótico radiográfico e em motivos clínicos os como por exemplo:
- Falta de espaço no arco dentário, que podem levar a má oclusão dentária e sintomas dolorosos na ATM (articulação temporo-mandibular)
- Má posição do elemento dentário incluso
- Pericoronites recorrentes (inflamação local)
- Problemas periodontais ou cárie tanto no dente do siso como no segundo molar, pela retenção de alimentos e dificuldade de higienizar, se erupcionado.
- Indicações protéticas ou ortodônticas;
- Processos patológicos como trismo, abscesso, cistos...
- Terceiros molares que não possuem dente antagonista, ou seja, não possui o dente da arcada oposta a ele. Podendo levar a extrusões (dente “crescer”)
          
A idade considerada ideal para extração dos terceiros molares ou dentes do siso impactados é entre 16 e 17 anos, pois o aumento natural da densidade "dureza do osso" que ocorre com o avanço da idade e características anatômicas da formação e posição em que se encontram os dentes do siso, poderão dificultar a sua remoção.
 Dra. Ana Luiza Heusi da Rocha (Equipe Dentisterie)
Fonte: http://http://www.colgate.com.br/; http://www.webartigos.com





sexta-feira, 17 de junho de 2011

Odontotologia Infantil: Orientações


dentes-27.jpgPor volta dos 6 meses de idade, os dentes decíduos ou de leite, nascem. A dentição decídua é formada por 20 dentes, que se completa por volta dos 3 anos de idade. Os dentes permanentes começam a aparecer por volta dos 6 anos de idade.
Isto faz com que muitas crianças tenham gengivas mais sensíveis e irritáveis nesta época. Pode-se massagear a gengiva usando o dedo, uma colher fria ou um mordedor que foi colocado na geladeira. Também há a possibilidade do uso de gel e medicamentos contra a dor no período em que os dentes estão aparecendo. Fale com seu dentista ou pediatra sobre estes medicamentos. Se seu filho estiver com febre durante o aparecimento da dentição, o melhor é avisar seu médico para garantir que a febre não esteja relacionada com outro problema.
Odontopediatria2.jpg
Um dente de leite seriamente comprometido por cárie pode ocasionar a má formação do dente permanente, por isso é importante cuidar dos dentes de leite, pois eles preparam o caminho e guardam espaço para os dentes permanentes.


Cuidados:

0,,14138362,00.jpg
    - A cárie é transmissível e pode ser evitada: não beije na boca de seu bebê, não ponha na boca a chupeta de seu filho e não assopre o alimento a ser dado ao seu bebê.     
    - Limpe a gengiva do bebê com gaze ou com uma fraldinha embebida na água. Após o nascimento do primeiro dente, escove-os diariamente com uma escovinha dental indicada para idade e use o fio dental.
     - Até aproximadamente 7 anos de idade é muito importante que os país/responsáveis realizem e orientem a escovação na criança.
      - Leve a sua criança recém nascida, assim que possível, ao dentista pois ele dará todas as orientações para cuidar dos dentes do seu filho.

Dra Ana Luiza Heusi da Rocha
Fotos: Reprodução/ Divulgação

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Novo método tem maior taxa de sucesso contra o cigarro


  Um novo modelo de tratamento do tabagismo desenvolvido no InCor (Instituto do Coração) tem feito mais pessoas pararem de fumar, com menos chances de recaídas.Chamado de PAF (Programa de Assistência ao Fumante).


Cerca de 25 milhões de brasileiros acima de 15 anos são fumantes, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A cardiologista Jacqueline Scholz Issa, criadora do método, que está há 18 anos à frente do ambulatório de tratamento do tabagismo do InCor, diz que a taxa de eficácia do programa, no período de um ano, é de 55% -contra 34% da que existia cinco anos atrás. Os índices de desistência e de recaída caíram de 40% para 26%.

Esses primeiros resultados, obtidos a partir de 400 pacientes atendidos, foram apresentados à comunidade científica internacional em congresso no Canadá.

Eles também serviram de base para a elaboração de um software, que pode ser acessado via internet por médicos de todo o país. Centros públicos terão acesso grátis.

EMOÇÕES

O sistema permite saber quantos fumantes desistiram do tratamento, quantos sofreram efeitos colaterais dos remédios, quantos tiveram sucesso ou recaídas e quais as causas dos insucessos.

Ele também permite que o médico avalie melhor o grau de dependência do tabaco, levando em conta não só o número de cigarros fumados, mas também as emoções (prazer, ansiedade, tristeza) associadas a ele. A partir desses dados, Issa desenvolveu uma metodologia de tratamento que considera, entre outras coisas, o grau de desconforto do paciente durante o período de abstinência.

"É a partir disso que se associa ou não medicamentos.O tratamento vai sendo ajustado de acordo como grau de desconforto e é totalmente individualizado", explica.

As drogas mais utilizadas são a vareniclina (Champix) e a bupropiona (Zyban), além de adesivos e gomas de nicotina.Antidepressivos também podem ser usados.

TERAPIA

O programa não envolve abordagens de terapia cognitiva comportamental -o que é recomendado em programa do governo federal. Segundo Issa,uma boa relação entre o Médico e o paciente já garante o suporte necessário na fase de abstinência.

O tratamento dura, em média, três meses e demanda de quatro a cinco consultas. "O follow up [acompanhamento] também pode ser feito por telefone ou por e-mail", diz.

Médicos que trabalham com tratamento de tabagismo dizem que as taxas de sucesso do PAF são superiores às verificadas em outros centros, entre 30 e 40%.

Acredita-se, porém, que as chances de a pessoa abandonar o vício são maiores quando o tratamento inclui, além da medicação, abordagens de terapia cognitiva comportamental -técnica através da qual a pessoa tenta entender melhor suas emoções e modifica seu modo de agir.

 

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Estrutura dentofacial influencia no envelhecimento do rosto

      De acordo com uma pesquisa realizada por médicos da University of Rochester Medical Center, em Nova York, com o passar do tempo ocorrem alterações nos ossos faciais, principalmente na maxila, implicando em uma aparência mais envelhecida. O ortodontista e ortopedista facial, Gerson Köhler, explica que são várias as descobertas na área da ciência que apontam que é necessário mais do que retirar o excesso de pele para ficar mais jovem.

A estratégia de rejuvenescimento, se combinada, potencializa-se em seus resultados. E aí entram os modernos e avançados tratamentos ortodônticos para adultos que, associados a intervenções da medicina estética e/ou plástica, podem proporcionar melhoria significativa da aparência do rosto — afirma.

Durante o estudo da Universidade de Rochester, os pesquisadores avaliaram 120 tomografias faciais, de homens e mulheres com idade entre 20 e 36 anos, considerados jovens, 41 a 64 anos, denominados médios, e indivíduos com 65 anos ou mais, os mais velhos. Foram realizadas medições para saber o comprimento e a largura da face e o osso da mandíbula.

O resultado demonstrou que, com o passar dos anos, o ângulo da mandíbula aumenta e há uma perda da definição da borda inferior do rosto. Com este declínio do volume da mandíbula, os tecidos moles da parte inferior da face e do pescoço não têm apoio suficiente, contribuindo para a flacidez da pele e a diminuição da projeção do queixo — esclarece.

Outros fatores que intensificam o envelhecimento facial são as anomalias dentofaciais, que incluem alterações nas posições dos dentes, das funções da face, questões ósseas e musculares. Por isso, além de fazer uma reabilitação oral e propiciar um sorriso bonito, a ortodontia também busca o rejuvenescimento da face —ressalta Juarez Köhler, também especialista em ortodontia e ortopedia facial.

Muitos sinais do envelhecimento, como as rugas, sulcos, aprofundamento do perfil, apinhamento dentário, perda de volume labial e de suporte nasal ocorrem ou se intensificam por causa da má posição ou da ausência de dentes. Por este motivo um sorriso harmonioso tem como consequência uma face mais jovem — destaca Juarez.

00envelheci00mento1.jpg
Os avanços científicos e tecnológicos permitiram aos profissionais da ortodontia uma visão sistêmica do paciente. Durante a avaliação, o indivíduo é analisado sob diversos aspectos, inclusive sobre a chamada quarta dimensão — o tempo.

Para que o profissional tenha esta visão integrada ele deve analisar os tecidos moles do rosto durante o repouso e também durante a execução de suas funções e os efeitos do envelhecimento destes tecidos e dos ossos. A redução da exposição da gengiva e dentes superiores durante o sorriso, o caimento dos lábios nos cantos da boca, a perda óssea vertical e horizontal e o aumento do espaço entre os dentes são outras características do envelhecimento facial.

Os problemas ortodônticos ou ortopédico-faciais que não receberam tratamento durante a infância ou adolescência acabam intensificando ainda mais o processo de envelhecimento.

O segredo é sempre manter a unidade e a naturalidade do rosto, respeitando todas as suas características, em compatibilidade com as diversas faixas etárias. Os modernos recursos terapêuticos tem como resultado a melhoria facial, com reflexos diretos na auto-estima, na qualidade de vida e no bem-estar.


Fonte: Zero Hora

terça-feira, 14 de junho de 2011

Rugas são maior sinal de riscos de fraturas entre mulheres


  A presença e a profundidade das rugas no rosto e no pescoço podem ajudar a prever os riscos de fraturas ósseas entre as mulheres, segundo um estudo norte-americano publicado no mês de junho de 2011.


A explicação leva em conta a relação entre nível de proteínas contido na pele e o existente nos ossos. Na opinião dos autores da pesquisa, se o rosto e o pescoço de uma mulher são marcados por rugas profundas, ela apresenta um maior risco de fratura devido à perda de densidade óssea.

Cientistas da Universidade de Yale examinaram 114 mulheres na menopausa que pararam de menstruar num período de pelo menos três anos, como parte de um teste clínico ainda em curso nos Estados Unidos.

Estudaram a pele das pacientes, com destaque para 11 pontos do rosto e do pescoço, visualmente e com um aparelho destinado a medir a elasticidade da pele da fronte e das laterais da face. A massa e a densidade ósseas foram medidas por ultrassonografia e raios X.

"Descobrimos que quando as rugas tornam-se mais numerosas e mais profundas, isso está ligado a uma perda de densidade óssea entre as que participaram do estudo", explicou Lubna Pal, professora de obstetrícia, ginecologia e fertilidade da faculdade de medicina de Yale.

"Mais as rugas são numerosas, mais a densidade óssea diminui, independentemente da idade ou de outros fatores que influenciam a formação de massa óssea", segundo a pesquisadora.

Para ela, a descoberta é importante porque "permitirá aos clínicos identificar os riscos de fraturas entre as mulheres por uma simples observação visual, economizando os exames mais caros".

Os trabalhos sobre o assunto foram apresentados por ocasião de uma conferência da Sociedade de Endocrinologia norte-americana em Boston.

Fonte Dental Press (jun/2011)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A Importância da Prevenção

     Uma simples dor de dente pode prejudicar seu dia a dia.

     A dor e o desconforto causados por problemas odontológicos são suficientes para prejudicar o desempenho e falta de concentração durante as horas de trabalho. Uma vez que o colaborador da empresa, em função da falta de prevenção e manutenção odontológica, pode não realizar as tarefas diariamente com atenção e ter cuidados necessários, ou até mesmo faltar um dia de trabalho em função da dor.
     dor_de_dente_.jpg
     Então mais uma vez, é ressaltado a importância da prevenção de saúde bucal, nas visitas regulares ao dentista e nos cuidados em casa diariamente. Vale mais a pena prevenir do que tratar.

       O tempo entre uma consulta e outra de manutenção varia bastante para cada paciente, pois depende quais as condições bucais apresentadas na última consulta, mas esse período é geralmente de 6 em 6 meses, ou quando o paciente (antes desses 6 meses) sentir que seus dentes já não estão mais limpos (após a escovação) como antes.

        Então se sua última consulta foi antes de Janeiro desse ano, você está precisando ir ao dentista!
        Fica a Dica da Dentisterie Clínica Odontológica.


sexta-feira, 10 de junho de 2011

Escova Dental que Minimiza a Sensibilidade.








A marca Condor lançou recentemente uma escova dental que "promete" diminuir a sensibilidade nos dentes, será? 

" Condor desenvolveu a escova Sensitive Clean especialmente para pessoas que sofrem de hipersensibilidade dentária. Para comprovar a eficácia da Sensitive Clean, um estudo clínico foi realizado com duas escovas com acabamentos diferentes - uma arredondada e outra cônica, esta desenvolvida pela Condor.

Foram selecionadas pessoas que possuem sensibilidade nos dentes, em diferentes níveis. Durante 28 dias, elas utilizaram as escovas juntamente com um creme dental adequado. Os resultados mostraram claramente que as duas escovas atingiram o objetivo de minimizar os efeitos da hipersensibilidade dentária. Mas a escova com acabamento na forma de cone, da Sensitive Clean, demonstrou maior possibilidade de penetração e também mais flexibilidade." (Fonte: www.condorodonto.com.br)




quinta-feira, 9 de junho de 2011

Quando devo trocar minha escova dental?

     Troque sua escova de dentes a cada três meses ou quando perceber que ela começa a ficar desgastada, pois ela nao terá mais o efeito desejado, além da possibilidade de machucar a gengiva.
  
      Além disso, é muito importante trocar de escova depois de uma gripe ou resfriado para diminuir o risco de nova infecção por meio dos germes que aderem às cerdas.

 

     A armazenagem da escova dental deve ser em local seco e de preferênca secar a parte das cerdas, para evitar a umidade e contaminação.

quarta-feira, 8 de junho de 2011

Que tipo de escova devo usar?

Não é fácil decidir qual o tipo de escova usar, já que o mercado oferece inúmeros tipos, formas e tamanhos. Contudo, lembre-se de que:
  • A maior parte dos dentistas concorda que as escovas macias são mais eficientes para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos. De preferência, a escova deve também ter cabeça pequena para poder mais facilmente alcançar todas as áreas da boca, como por exemplo, os dentes posteriores.
  •  
  • Com relação ao tipo de cabo (por exemplo, flexível ou não), formato da cabeça da escova (retangular, cônica, etc.) e estilo de cerdas (com pontas planas, arredondadas, em diferentes níveis, etc.), escolha o que for mais confortável para você. O importante mesmo é usar uma escova que se ajuste bem à sua boca e alcance todos os dentes.

  • Para muitas pessoas, especialmente aquelas que têm dificuldades para escovar ou destreza manual limitada, a escova elétrica é uma boa alternativa porque limpa melhor os dentes.
Fotos: Divulgação


terça-feira, 7 de junho de 2011

Cuidados Durante o Tratamento Clareador

Você está fazendo tratamento clareador dental? Está tendo os cuidados necessários para o sucesso do tratamento?
O clareamento dental caseiro necessita de alguns cuidados pós e durante tratamento, tais como evitar alimentos e bebidas descritos abaixo durante a fase de tratamento e por um período mínimo de 14 dias após término do tratamento, para que não prejudiquem a ação do agente clareador e não causem sensibilidade dentária, conseqüentemente não alcançando as expectativas do procedimento.




§        Evitar o contato com substâncias que contenham corantes, tais como:
o       Vinho Tinto;
o       Café;
o       Achocolatados;
o       Chás escuros e amarelos;
o       Energéticos;
o       Beterraba;
o       E qualquer outro alimento ou bebida que contenha corante.
§        Evitar frutas cítricas;
§        Evitar todo tipo de refrigerante;
§        Evitar choques térmicos: tomar alguma bebida quente e logo após ingerir gelado.
§        Não fumar;
§        Não utilizar batom escuro.


O sucesso do tratamento dental clareador depende muito dos cuidados durante e pós tratamento. Cuide bem e seus dentes permanecerão mais brancos por mais tempo.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Doença na Gengiva Aumenta o Risco de Infartos e Derrames

    Apenas dois em cada dez adultos possuem gengivas sadias, segundo dados do Ministério da Saúde. Entre os idosos, a taxa é de apenas 10%. Embora seja difícil para um leigo associar uma coisa e outra, inflamações na boca podem levar a doenças cardiovasculares como infarto e derrame, como confirma um novo estudo feito no Brasil.
    A doença periodontal é uma infecção, causada por bactérias, que afeta os tecidos que rodeiam os dentes. 0 sinal mais característico é o sangramento frequente. O problema tem sido associado a diversas doenças, como diabetes, infecções pulmonares e até partos prematuros.


    O novo estudo, feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Universidade Estadual Paulista (Unesp), vinculados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluidos Complexos, mostrou que pacientes com a doença nas gengivas têm níveis até quatro vezes mais altos de triglicérides (gordura) no sangue. Além disso, têm níveis mais baixos de HDL, o "bom colesterol".
    O professor Antônio Martins Figueiredo Neto, do Instituto de Física da USP, um dos autores, explica que a doença periodontal leva o sistema imunológico a lutar contra as bactérias, mas o organismo acaba atacando o que não deve também. O processo gera o que os cientistas chamam de LDL (ou "mau colesterol") modificado, o verdadeiro vilão da saúde cardiovascular.
    Se o LDL estiver íntegro, afirma o pesquisador, ele é metabolizado no fígado e levado pelo HDL para ser excretado. Ou seja, a pessoa não precisa de remédios para baixar o colesterol. "Mas o LDL modificado não participa do metabolismo e fica depositado na parede das artérias", diz. O resultado é a aterosclerose, o acúmulo de placas de gordura que pode causar infartos e derrames.
O estudo contou com uma nova técnica, chamada de Varredura-Z, para a dosagem da quantidade de LDL modificada no plasma. "Os resultados revelaram que pacientes com periodontite são portadores de um maior número de LDL modificadas quando comparados com os pacientes controle".
A análise foi feita em 40 pacientes com periodontite crônica, monitorados ao longo de um ano. Após tratarem a doença, a concentração de LDL modificada caiu significativamente, mostrando que a saúde bucal tem uma importância maior para a saúde do que simplesmente conservar o sorriso.
    Fonte UOL 11 de agosto de 2009.

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Uso da Toxina Botulínica na Odontologia

     "Apesar da toxina botulínica ser amplamente conhecida por sua utilização cosmética em injeções intramusculares para a redução de rugas faciais, a sua principal aplicação é voltada ao uso terapêutico. A utilização dessa toxina purificada em procedimentos cosméticos só foi aprovada pela ANVISA no Brasil em 2000 e nos EUA, pela FDA, em 2002.
      Na odontologia. "injeções de toxina botulínica (BTX) são efetivas para diversas desordens clínicas que envolvam atividade muscular involuntária ou aumento do tônus muscular. Estudos recentes sugerem ainda que a toxina botulínica



     Nesse sentido a BTX apresenta um potencial de emprego na área de atuação do cirurgião-dentista, como em casos de bruxismo, hipertrofia do masseter, disfunções têmporo-mandibulares, assimetria de sorriso, exposição gengival acentuada e, mais recentemente tem sido descrita a utilização profilática para a redução da força muscular dos músculos masseter e temporal em alguns casos de implantodontia de carga imediata." (Carvalho, Rubens)
Fotos: Divulgação/ Reprodução

também desempenha um papel no alívio de dor pela inibição da liberação de CGRP e da substância P, neuropeptídeos associados ao mecanismo de sensação dolorosa. Além disso, quando aplicada em tecidos glandulares, atua no bloqueio da liberação de secreções.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Cuidados Especiais com Dentes Sensíveis.





     Você sente uma pontada nos dentes quando come alimentos gelados como sorvete ou tenta apreciar uma xícara de café ou chá quente?

     Caso sua resposta for afirmativa, está na hora de agendar uma consulta com o dentista para descartar causas como uma cárie ou um dente fraturado. Para muitos, o problema pode ser sensibilidade dental – uma condição muito comum que pode ser causada por uma variedade de fatores. A sensibilidade pode variar de uma pontada ocasional à dor frequente.

     Conforme envelhecemos, a gengiva que se afastou dos dentes (recessão gengival) ou o esmalte dental que se tornou muito fino pelo desgaste expõe a superfície da raiz dos dentes, podendo causar sensibilidade dental. Entre outras possíveis causas.

   
 Consulte-nos para saber a melhor forma de tratar seus dentes sensíveis. Primeiro, excluindo ou tratando    problemas dentais sérios. E será determinado se você necessita de uma aplicação profissional de flúor, pasta dessensibilizante ou um selante dental para fortalecer o esmalte e reduzir a sensibilidade, e pode, ainda, se feita a recomendação de  um creme dental dessensibilizante que ajude a bloquear a transmissão da sensação da superfície do dente para o nervo através do uso regular.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Diabetes e Saúde Bucal

     Manter uma boa saúde bucal é importante, especialmente se você tiver diabetes. A cada ano, cerca de 1,6 milhão de novos casos de diabetes são diagnosticados e essa doença já afeta 23,6 milhões de crianças e adultos nos Estados Unidos.
    Como problemas comuns de saúde bucal – doença periodontal (gengival) e sapinho (candidíase bucal) – estão associados com diabetes, o cuidado zeloso com a saúde da boca é essencial.

     A Associação Dental Americana recomenda check-ups odontológicos regulares, exames periodontais e tratamento dos problemas dentais nos estágios iniciais. Se você já sabe que tem diabetes, fale para seu dentista há quanto tempo você tem, se está sob controle, se existem outras alterações na sua história clínica e mencione todos os remédios prescritos e de venda livre que você está tomando.

    O diabetes reduz a resistência do corpo à infecção, deixando suas gengivas vulneráveis. Na presença de doença periodontal severa, a infecção e a inflamação causam destruição do tecido e osso que sustentam os dentes. Isso pode levar à perda dental. A doença periodontal, geralmente, é mais frequente e mais severa em pessoas com diabetes, especialmente se elas fumarem. É por isso que é essencial para os diabéticos cuidar da saúde bucal.

Fonte: Colgate - ADA (2010)