quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Saiba como Evitar a Torcicolo: bastante comum no dia a dia

      Você vira a cabeça e, de repente, o pescoço trava. O torcicolo pegou você. Além de limitar o movimento, o problema causa tensão e dor intensa na região cervical, podendo se espalhar para toda a musculatura dorsal.
      Pouca gente sabe, mas um músculo de nome complicado – esternocleidomastóideo –, largo e robusto, localizado na face lateral do pescoço, é principal envolvido na questão.“O torcicolo comum pode ocorrer devido a um trauma, a um movimento súbito, à má postura ou surgir sem nenhuma causa aparente”, explica o neurocirurgião Alexandre Elias.A posição ao dormir também pode levar ao torcicolo. Portanto, é preciso cuidado não só com a maneira como você deita, mas com a escolha do travesseiro, que não pode ser mole ou duro demais.A recomendação quanto a tamanho, espessura e material varia de acordo com a forma com que cada um dorme. Mas seja como for, ele deve ficar embaixo da cabeça, nunca dos ombros, para deixar a cabeça no mesmo alinhamento da coluna vertebral. E ao deitar de lado a orelha deve estar na mesma linha do ombro.

     Dá para tratar?
Por provocar dor, a primeira medida no tratamento do torcicolo costuma ser com medicamentos do tipo analgésico, relaxante muscular ou antiinflamatório. Nesse momento não tente forçar ou alongar a região, porque o quadro pode piorar.Em seguida é indicada uma fisioterapia analgésica, com aplicações de frio e calor, pois o  gelo tem efeito antiinflamatório. Deve ser feito por 20 minutos no máximo e com intervalo mínimo de uma hora até a próxima aplicação. A compressa quente, por sua vez, ajuda a relaxar a musculatura. Só depois vem a fase de alongar e fortalecer a musculatura do pescoço, mas se o incômodo não cessar, o melhor é procurar um especialista para ampliar a investigação.
Prevenção:
Para dar mobilidade e evitar maiores problemas na região cervical, invista em algumas medidas simples no dia a dia:
     Principalmente se você trabalha sentado e diante do computador, a cada 45 minutos movimente a cabeça no sentido de rotação e faça flexão e extensão do pescoço;
     A tela do computador deve ficar na altura dos olhos, para evitar má postura do pescoço e tensão na região cervical;
     Aplique uma bolsa de gelo quando o pescoço estiver dolorido e inflamado;
     Procure identificar a causa do torcicolo para saber como evitar a repetição do episódio;
     Evite dormir de bruços ou no sofá, usando o apoio lateral para colocar a cabeça;
     Não use o telefone entre os ombros e a orelha.

Desta maneira você poderá evitar o torcicolo.

Fotos: Reprodução
Fonte Jornal APCD

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mastigar Mais Vezes ajuda a Reduzir Ingestão Calórica

             Segundo uma pesquisa da Universidade Médica Harbin, na China, mastigar cerca de 40 vezes antes de engolir a comida pode significar uma ingestão calórica 12% menor. Os cientistas descobriram que homens jovens que mastigam mais vezes,têm níveis diferentes no sangue de dois hormônios relacionados ao apetite.
Os pesquisadores ofereceram cafés da manhã tradicionais a 14 homens jovens obesos e a 16 homens jovens com peso normal, para checar as diferenças entre mastigar 15 vezes (o usual) e 40 vezes.

           Depois, foi observado se a mastigação tinha influência nos níveis de açúcar, de insulina e de hormônios do apetite.
De acordo com a pesquisa, existe uma relação entre quantas vezes o alimento é mastigado e o nível de hormônios que avisam ao cérebro quando é hora de começar e de parar de comer. Quanto mais vezes os homens mastigavam, menores eram os níveis de grelina, um hormônio responsável por estimular o apetite, e maiores os níveis de colecistocininca (abreviação CCK), hormônio que, acredita-se, reduz o apetite.
No estudo, não foi encontrada relação entre a mastigação e os níveis de açúcar e de insulina. Porém, é importante ressaltar que como a pesquisa foi feita com uma amostragem pequena de voluntários, não é possível prever como o hábito de mastigação prolongado irá afetar a ingestão de calorias de outros grupos de pessoas.     
          Com a redução de 12% da ingestão calórica, é possível emagrecer cerca de 11 quilos em um ano. Mas, como a dieta usual inclui alimentos não mastigáveis, como sopas e sorvetes, essa perda calórica real poderá ser bem menor.
Fonte: Portal APCD

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

CLAREAMENTO POR CONTA PRÓPRIA

          Muitas pessoas preferem a farmácia à cadeira do dentista na hora de clarear os dentes, pois acham que é a maneira mais rápida e eficaz.   
 
          Especialistas  ná área estética garantem que o resultado não é o mesmo: os adesivos, apesar de funcionarem, não se adaptam perfeitamente aos dentes de cada um  — algo que acontece com a moldeira feita no dentista. Já as pastas, sozinhas, não promovem benefícios visíveis. No máximo, ajudam na manutenção: “São indicadas para prevenir a sensibilidade e preservar os resultados”, explica Ana Santoro, coordenadora médica da GlaxoSmithKline Consumo, que fabrica o creme dental Sensodyne Branqueador.





quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Clareamento a Qualquer Custo

Há quem seja obcecado  pelo clareamento — mesmo com mais riscos do que resultados

                    Não há mal nenhumem querer ostentar dentes mais claros e brilhantes. O problema é quando essa busca vira uma verdadeira obsessão, levando a pessoa a se submeter a tratamentos sem supervisão profissional ou repeti-los antes do prazo. Na espanha, já se cunhou o termo “blancorexia” para descrever quem sofre dessa mania.
                   Para complicar, o branco total é privilégio de poucos: os desntes têm naturalmente quatro matizes, que se subdividem em quatro tonalidades cada um, entre branco, amarelo, cinza e marrom. Dificilmente alguém consegue passar de um marrom mais escuro ao alvo. Além disso o desgaste do esmalte lave à acentuação da cor da dentina daí que, com o passar dos anos, eles pareçam mais escuros.




QUEM NÃO PODE FAZER
♦ Grávidas e mulheres que estão amamentando. Os produtos são ruins ao bebê.
♦ Menos de 15 anos, por apresentarem uma dentina menos espessa, sensível a danos.
♦ Pessoas com dentes muito restaurados ou lâminas de porcelana. As substâncias não clareiam restaurações.
♦ Fumantes pesados. No caso deles, é como enxugar gelo. Pode ser indicado só o clareamento em consultório, e não caseiro com moldeira.


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Nascer com uma dentição alva como o leite é questão de sorte. Mas com uma ajuda do dentista é possível apagar o sorriso amarelo sem comprometer a saúde. (Parte 2)

            Atualmente há dois tratamentos consagrados: um feito  no consultório e outro que a pessoas executa por conta própria. Ambos utilizam as mesmas substâncias, mas em concentrações diferentes: o peróxido de hidrogênio, mais usado em  consultório, e o de carbamida, mais comum nas opções caseiras. Essa dupla clareadora, diga-se, tem um parentesco próximo com a água oxigenada. Em contato com o dente, ela se degrada e libera íons de oxigênio que pentram no esmalte, a camada mais superficial do dente. Chegando até a dentina, a parte dura. Lá ocorre a oxidação das moléculas de pigmentos, que vão ficando minúsculos até serem absorvidas e eliminadas.

Moldeira de silicone
           
        O método realizado em casa é o mais popularizado. Nesse procedimento, é feito  um molde da boca no dentista e o indivíduo sai dali com uma placa de silicone, a moldeira. Com auxílio de uma seringa, ele própio aplica o produto por duas a três semanas. Hoje ninguém precisa passar a noite com o acessório. Basta ficar apenas algumas horas — em alguns casos, 30 minutos por dia. E nesse período, o paciente é acompanhado semanalmente.

Gel Clareador Caseiro




            Mas, para Rafael Mondelli, o clareamento levado a cabo nos consultórios é mais seguro. “O profissional consegue proteger os tecidos moles da boca e evitar o contato com o produto e sua deglutição”, explica. Duas sessões de até duas horas são o suficiente para obter o resultado desejado. Nesses casos, o dentista costuma usar algum tipo de luz para acelerar o processo através do calor, lançando mão de laser, LED (luz emitida por diodo), uma combinação de ambas, entre outras.
Laser de Clareamento

Gel Clareador em Consultório
            O laser já foi alvo de discussão ao ser acusado de aumentar a sensibilidade dentária. “Esse tipo de porblema não ocorre quando se usa a luz certa na medida certa”, frisa Mondelli. Durante o tratamento, quem anseia por uma dentição branquinha em folha não pode ingerir alimentos e bebidas com corantes, como molhos, folhas de alface, refrigerantes, café — e muito menos fumar.            Mesmo após o fim das sessões, o estilo de vida vai determinar a duração do tom encontrado. Em média, ele costuma permanecer entre um ano e meio e dois anos. E não há problemas em repetir o processo  depois desse intervalo. No entanto, por incrível que pareça, para muita gente o clareamento não é um bom negócio. A brancura excessiva acaba iluminando características indesejáveis, como dentes muitos pequenos ou separados, além de gengivas quem ficam à mostra quando se diz xis. Aí o resultado pode ser um triste sorriso amarelo, de tão sem graça.

 Fotos: Reprodução

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Nascer com uma dentição alva como o leite é questão de sorte. Mas com uma ajuda do dentista é possível apagar o sorriso amarelo sem comprometer a saúde.


            Clarear os dentes deixou de ser privilégio das celebridades ou dos endinheirados. Hoje sobram clínicas a preços acessíveis capazes de dar um novo colorido ao sorriso. E os candidatos andam cada vez mais exigentes: “O advento  do clareamento mudou o padrão do que é considerado branco”, ressalta Marcelo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética.

            Não à toa, a procura pela tratamento cresce cerca de 15% ao ano, Mas, se o procedimento ficou mais barato e as técnicas mais modernas, ele ainda não está livre de riscos. Se for inadequado, induz a hipersensibilidade e problemas no esmalte. Por isso, só deve ser feito sob orientação profissional.
Foto: Reprodução

            Não existe um clareamento para todos. Características individuais determinam tipo, tempo de duração e concentração dos produtos utilizados. Com esses cuidados, a probabilidade de a dentição chiar diante de uma bola de sorvete, por exemplo, se torna mínima. A questão é que as substâncias usadas liberam radicais livres na boca, o que poderia, em tese, potencializar danos já existentes. Como a região está exposta a substâncias cancerígenas, como o tabaco, sem falar na radiação solar e em vírus, células defeituosas poderiam ganhar um empurrão para virar lesões cancerosas com o excesso de produtos clareadores.

            “Os clareadores são cocarcinogênicos”, diz Rafael Mondelli, professor da Faculdade de Odontologia de Bauru, da Universidade de São Paulo. Ou seja, podem favorecer a formação de tumores. Ninguém, no entanto, vai desenvolver a doença só por ter se submetido a uma sessão de clareamento. No entanto, vale um alerta para a turma que já faz parte de um grupo de risco — sobretudo fumantes e aqueles com histórico familiar de câncer de boa ou esôfago.

Revista Saúde é Vital por GABRIELA CUPANI

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Pimenta Baixa a Pressão Arterial

                A responsável pela boa notícia é a capsaicina, substância que garante o sabor ardido do alimento. Encontrada na malagueta, na cumari, na dedo-de-moça e em outras tantas pimentas, ela estimula a liberação de óxido nítrico pelo endotélo, a camada  interna dos vasos sanguíneos. “Assim, contribui para reduzir a pressão arterial, já que esse gás relaxa as paredes dos vasos e facilita o fluxo de sangue”, afirma o médico Zhiming Zhu, um dor autores do estudo feito pela Universidade Médica da Terceira Região Militar de Chongqing, na China, que avaliou o potencial das pimentas para combater a hipertensão. Só que, por enquanto, não se sabe a quantidade necessária para obter o benefício.

ELES FAZEM SUA PRESSÃO SUBIR: CARNES DEFUMADAS, PICLES, AZEITONAS, MOLHOS INDUSTRIALIZADOS

ELES FAZEM SUA PRESSÃO CAIR: FOLHAS VERDES-ESCURAS, BANANA, ALHO, CHOCOLATE AMARGO

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Sem cárie nem dor

Vem aí um novo equipamento que promete mudar o jeito de tratar esse poblema dentário

Até o final do ano deve chegar aos consultórios uma tecnologia 100% brasileira para eliminar cáries que dispensa a anestesia e a broca. Desenvolvido pela empresa carioca Superdont, o aparelho foi aprimorado recentemente e se vale de um sistema de microabrasão a jato de ar que, por enquanto, só existe na Suíça e nos Estados Unidos. “A idéia é que o dentista remova a cárie de forma rápida sem precisar tocar no dente e sem calor e emissão de ruídos”, conta Izio Mazur, diretor técnico da Superdont. “Entre 70 e 90% dos procedimentos realizados com essa técnica são indolores”. Embora o aparelho não aposente a broca em cáries de grandes dimensões, ele deve espantar aquele medo do dentista.


ADEUS, CÁRIE!
O equipamento criado no Rio de Janeiro emite um jato de ar em direção ao dente cariado. Em meio a essa rajada de alta velocidade são projetadas partículas minúsculas de cristais de alumínio. Elas são capazes de desgastar a superfície dental removendo a porção tomada pela cárie. Em seguida, é feita a restauração.
Fotos: Divulgação

Fonte: Revista Saúde.