sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Laser utilizado no Tratamento de Canal


Porque o tratamento de canal deve ser feito aliado ao laser de baixa potência?

     O laser tem muitas funções na odontologia como acelerar a cicatrização, modular a inflamação, promover analgesia (alívio na percepção da dor) e, quando associada a um corante, tem ação antimicrobiana. Por isso, é utilizada em praticamente todas as especialidades odontológicas.



     Na endodontia usamos a terapia fotodinamica ou PDT (Photodynamic Therapy) que atua como fator antimicrobiano. É uma terapia indolor onde é usado um corante fotosensibilizadore uma fonte de luz que é o laser de baixa potência.



O insucesso do tratamento de canal pode ocorrer pela dificuldade de eliminar totalmente os microrganismos pelo desafio da anatomia do canal e restar os microorganismos mais resistentes, apesar das técnicas modernas de instrumentação e desinfecção do canal serem usadas.
A vantagem do PDT em relação aos antibióticos orais, é que a luz do laser é introduzidas dentro do canal através da fibra óptica e atua somente no canal.
Na terapia fotodinâmica, a morte celular da bacteria é rápida e o desenvolvimento de resitência é improvavel, e também não é necessário manutenção do agente químico por longos períiodos como nos antibióticos de uso oral.
O PDt deve ser empregado coadjuvante ao tratamento endodôntico convencional para garantir maior sucesso do tratamento.

Dra. Paula Vieira CRO 10284

Nenhum comentário:

Postar um comentário