terça-feira, 5 de abril de 2011

Afta, você tem?

     Ardor é a palavra que melhor define um dos males que atinge 10% a 20% da população: afta.
     É possível apenas tratá-la, mas não prevenir. 

     Sabe-se que ela decorre de um desequilíbrio no organismo da pessoa. Esse desajuste gera uma inflamação em que o sistema imunológico ataca as células da mucosa (a “pele” de dentro da boca). É nesse estágio que se forma uma úlcera de cor manteiga com a borda vermelha, ou , simplesmente, a afta.
     A lesão só aparece em mucosas da boca, do “lado de dentro” da bochecha e língua.

     Para tentar descobrir quais são os fatores inflamatórios envolvidos no problema, novas pesquisas estão sendo realizadas, e com isso, será possível utilizar remédios mais específicos e eficazes para a afta, além de entender melhor o mecanismo dela.

     Muitas pessoas passam por essa situação frequente. É chamada afta de repetição, em que o problema mal acabou e já surge de novo. De acordo com o conhecimento que se tem sobre a afta frequente, o tratamento é feito com antiinflamatórios e imunomoduladores (que regulam o sistema de defesa do organismo). E também pode ser tratado com aplicação de laser de baixa potência no local.

     Para os casos esporádicos, o tratamento é simples. Aplica-se uma pomada a base de corticoíde (tipo de antiinflamatório potente) no local da lesão.

Um comentário: