quinta-feira, 28 de abril de 2011

Doença Periodontal - Parte 3

RELAÇÕES DA DOENÇA PERIODONTAL:
GESTANTES: As alterações hormonais que ocorrem modificam a resposta da gengiva em relação à placa bacteriana, tornando a gestante mais suscetível à doença periodontal, que por sua vez, libera substâncias que aumentam as chances de ocorrer um parto prematuro.

TABAGISMO: O fumo pode ser um dos mais significantes fatores de risco no desenvolvimento da doença periodontal. Os componentes do fumo podem induzir ou exacerbar a doença periodontal por dano local direto aos tecidos periodontais e/ou pela alteração da resposta imunológica, que prejudicaria a neutralização da infecção e facilitaria a destruição dos tecidos do periodonto.

DIABETES: Esta doença influencia na instalação e progressão da doença periodontal e, em contrapartida, a severidade dessa doença também pode afetar o controle metabólico do diabetético. Isso se deve a vários fatores, entre eles a dificuldade de cicatrização, as alterações na circulação sanguínea e a queda da imunidade do paciente, que fica mais propenso a contrair infecções.

CARDIOPATIAS: A deficiência circulatória induzida por alterações vasculares pode aumentar a suscetibilidade do paciente cardiopata à doença periodontal e, por outro lado, indivíduos com doença periodontal podem apresentar maior risco à doenças cardíacas resultante de infecções periodontais crônicas e inflamação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário