segunda-feira, 4 de abril de 2011

Os adoçantes têm contra-indicação para a saúde bucal ou em geral?


     O adoçante é considerado um substituto do açúcar em relação ao paladar. E o açúcar ou sacarose é o alimento principal das bactérias que provocam cárie. Como os adoçantes não são aproveitados por elas da mesma forma; logo, quando substitui o adoçante pela sacarose, o número de bactérias diminui.

    Os adoçantes devem ser ingeridos dentro da quantidade recomendada (muitos produtos dietéticos possuem em seu rótulo a dose máxima diária), para que não haja problema. Deve-se tomar cuidado com os adoçantes constituídos de álcool poliídrico (sorbitol, xilitol, maltitol), que não devem ultrapassar a dose de 50 g/dia sob risco de provocarem problemas intestinais.


     O uso indiscriminado de refrigerantes diet (com adoçante-uma mistura de aspartame, sacarina e ciclamato de sódio) como com qualquer alimento não é indicado, devendo, portanto, haver moderação. Alguns adoçantes sintéticos como aspartame, sacarina, acesulfame-K e sucralose são aprovados pela Food and Drug Administration (FDA) e, portanto, têm uma regulamentação maior para as doses máximas recomendadas. Os estevosídeos (stévia), apesar de muito utilizados na América do Sul, não são aprovados pela FDA e, portanto, não têm uma regulamentação específica quanto a doses máximas permitidas.   O mais sensato é utilizar pouco.




       E em relação aos chicletes "sugar-free", são melhores em relação aos que possuem açúcar, mas deve ser observada a quantidade recomendada. Além disso, o fato de não terem açúcar e estimularem a salivação faz com que ajudem na proteção contra a cárie. Isso vale principalmente para o chiclete com xilitol, pois esse adoçante tem uma ação antibacteriana.


     No entanto, é muito importante lembrar que vários fatores atuam em conjunto para provocar a cárie. Assim, a prevenção não pode ser direcionada para um único fator. Além disso, a substituição da sacarose por outros tipos de carboidratos mais complexos (menos utilizados pelas bactérias), seria a escolha mais saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário