sexta-feira, 17 de junho de 2011

Odontotologia Infantil: Orientações


dentes-27.jpgPor volta dos 6 meses de idade, os dentes decíduos ou de leite, nascem. A dentição decídua é formada por 20 dentes, que se completa por volta dos 3 anos de idade. Os dentes permanentes começam a aparecer por volta dos 6 anos de idade.
Isto faz com que muitas crianças tenham gengivas mais sensíveis e irritáveis nesta época. Pode-se massagear a gengiva usando o dedo, uma colher fria ou um mordedor que foi colocado na geladeira. Também há a possibilidade do uso de gel e medicamentos contra a dor no período em que os dentes estão aparecendo. Fale com seu dentista ou pediatra sobre estes medicamentos. Se seu filho estiver com febre durante o aparecimento da dentição, o melhor é avisar seu médico para garantir que a febre não esteja relacionada com outro problema.
Odontopediatria2.jpg
Um dente de leite seriamente comprometido por cárie pode ocasionar a má formação do dente permanente, por isso é importante cuidar dos dentes de leite, pois eles preparam o caminho e guardam espaço para os dentes permanentes.


Cuidados:

0,,14138362,00.jpg
    - A cárie é transmissível e pode ser evitada: não beije na boca de seu bebê, não ponha na boca a chupeta de seu filho e não assopre o alimento a ser dado ao seu bebê.     
    - Limpe a gengiva do bebê com gaze ou com uma fraldinha embebida na água. Após o nascimento do primeiro dente, escove-os diariamente com uma escovinha dental indicada para idade e use o fio dental.
     - Até aproximadamente 7 anos de idade é muito importante que os país/responsáveis realizem e orientem a escovação na criança.
      - Leve a sua criança recém nascida, assim que possível, ao dentista pois ele dará todas as orientações para cuidar dos dentes do seu filho.

Dra Ana Luiza Heusi da Rocha
Fotos: Reprodução/ Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário