terça-feira, 21 de junho de 2011

Terceiro molar ou dente do siso: extrair ou não??

        Dentes do siso são os últimos molares de cada lado dos maxilares e também são os últimos dentes a nascer, geralmente entre os 16 e 20 anos de idade.
       Como os dentes do siso são os últimos dentes permanentes a aparecer, geralmente não há espaço suficiente em sua boca para acomodá-los. Isto pode fazer com que os dentes do siso fiquem inclusos - dentes presos embaixo do tecido gengival por outros dentes ou osso. Se os dentes estão inclusos, pode ocorrer inchaço ou flacidez.

         Os terceiros molares que permanecem inclusos, intra-ósseos, numa posição normal, é bastante improvável que venham a originar problemas. E se eles estiverem numa posição fora do normal, a probabilidade de eles virem a causar problemas aumenta e pode aumentar muito.
        

   A extração destes dentes deve se basear através de um diagnótico radiográfico e em motivos clínicos os como por exemplo:
- Falta de espaço no arco dentário, que podem levar a má oclusão dentária e sintomas dolorosos na ATM (articulação temporo-mandibular)
- Má posição do elemento dentário incluso
- Pericoronites recorrentes (inflamação local)
- Problemas periodontais ou cárie tanto no dente do siso como no segundo molar, pela retenção de alimentos e dificuldade de higienizar, se erupcionado.
- Indicações protéticas ou ortodônticas;
- Processos patológicos como trismo, abscesso, cistos...
- Terceiros molares que não possuem dente antagonista, ou seja, não possui o dente da arcada oposta a ele. Podendo levar a extrusões (dente “crescer”)
          
A idade considerada ideal para extração dos terceiros molares ou dentes do siso impactados é entre 16 e 17 anos, pois o aumento natural da densidade "dureza do osso" que ocorre com o avanço da idade e características anatômicas da formação e posição em que se encontram os dentes do siso, poderão dificultar a sua remoção.
 Dra. Ana Luiza Heusi da Rocha (Equipe Dentisterie)
Fonte: http://http://www.colgate.com.br/; http://www.webartigos.com





3 comentários:

  1. eu tenho 17 anos e ultimamente tenho tido dores maxilares porque estão a nascer os dentes do siso, será que tenho uma problema para me estra a doer?

    ResponderExcluir
  2. Tenho 24 anos e quatros dentes sisos (superiores e inferiores) com inclusão horizontal, estou com muito medo de extrai-los e não sei se seria realmente necessario. Fui a um Cirurgiao Bucomaxilar e o mesmo indicou a extração, mais faço tratamento ortodontico e já estou no fim do tratamento estou pensando que apos a extração os dentes mudem de lugar, o que devo fazer: Extrair os dentes ou deixa-los?

    ResponderExcluir
  3. Extrai se não vc vai perder o 2 molar

    ResponderExcluir