quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Enxaqueca e Dores Cervicais: Têm Relação com os Dentes?

          Quem já não sofreu com uma tremenda enxaqueca ou mesmo ficou inabilitado de certos trabalhos por dores no pescoço e região cervical? Pois é... esses problemas e muitos outros podem estar diretamente relacionados com má posição dentária e tamanho dos ossos que sustentam os dentes.


           Atualmente, a odontologia possui algumas especialidades que tratam desses problemas. A ortodontia tem como principal função a correção dos dentes em suas arcadas dentárias (maxila e mandíbula), e em muitos casos contribuem para o correto crescimento facial durante a infância e juventude através da ortopedia funcional.

          No entanto, se a pessoa apresentar dentes fora de posição e tamanhos de maxila e mandíbula desiguais, muito provavelmente apresentará dores de cabeça fortes e crônicas. Tais estudos são apresentados pelo Dr. Fábio Kricheldorf, especialista e mestre em cirurgia buco-maxilo-facial, que trata especificamente da correção cirúrgica dessas alterações. “Porém é necessário um trabalho em conjunto com outras especialidades (ortodontia, fisioterapia, fonoaudiologia) para que os resultados se apresentem conforme o esperado”, alerta.
                                   
           A explicação para essas dores é muito simples, segundo Dr. Fábio, um paciente portador de dentes desalinhados e fora de posição em uma estrutura óssea pequena ou grande gera um esforço muito grande da musculatura que sustenta a cabeça e mandíbula, para uma compensação nos momentos de alimentação, expressão (fala) e trabalho em geral. Tal esforço levaria a uma liberação de elementos tóxicos aos músculos gerando a cefaléia ou enxaqueca, e até mesmo um quadro agudo de torcicolo (dores na região cervical).
                                     
           No entanto, a resolução para este tipo de problema, não consiste somente no uso de medicamentos, e sim de uma análise profunda, porém simplificada, para se obter o diagnóstico e origem de tudo. Caso sejam detectadas alterações na posição de dentes e tamanho dos ossos que sustentam, devem ser tratados por dentistas especializados em ortodontia e cirurgia buco-maxilo-facial.

           Sob o aspecto cirúrgico, ela é realizada em hospital sob anestesia geral para maior segurança do paciente. A duração depende do tipo do procedimento que será realizado: seja na mandíbula ou maxila, e no aumento ou diminuição deles. A cirurgia é um procedimento muitas vezes necessário para que se possa chegar a um resultado funcional desejado, e que em quase todos os casos muda a fisionomia do paciente para um estado de beleza e harmonia desejáveis. Isto torna esse tipo de cirurgia, um procedimento funcional e estético muitas vezes.

          Além de resolver muitos dos problemas de enxaqueca e dores cervicais, este método cirúrgico contribui para o tratamento de pacientes que apresentam os seguintes problemas:
·         Respiração bucal, que quase sempre tem em conjunto problemas de bronquite, asma, faringites crônicas, problemas gengivais nos dentes anteriores  e lábios ressecados
·         Barulhos e “estalos” ao abrir e fechar a boca
·         Tamanho excessivo da mandíbula
·         Boca atrofiada, conhecida como “bico de passarinho”
·         Discrepância (diferença) grande entre mandíbula e maxila, que realçam o tamanho do nariz
          
          Enfim, hoje em dia a odontologia, em especial na especialidade de cirurgia buco-maxilo-facial e ortodontia estão muito bem desenvolvidas. O Núcleo de Tratamento Cirúrgico dessas deformidades também interage com outras áreas da saúde, como por exemplo a fisioterapia e fonoaudiologia. Tal evolução é vista e acompanhada pelos especialistas do estado e do Brasil pelas constantes reciclagens e cursos ministrados pela equipe de Dr. Fábio e Dentisterie.

            Portanto, se você apresenta algum desses sintomas ou sinais clínicos, venha conversar com a equipe da Dentisterie Clínica Odontológica, os profissionais poderão ajudá-lo a ter uma vida mais agradável e feliz.

                                   Dr. Fábio Kricheldorf      CRO 3939
                                   Especialista e Mestre em Cirurgia Buco Maxilo Facial
                                   Dentisterie Clínica Odontológica

Nenhum comentário:

Postar um comentário