quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Saúde Bucal da Mulher

         A mulher tem necessidades especiais relacionadas à saúde bucal nas diversas fases da vida. As mudanças nos níveis de hormônio que ocorrem na puberdade, seguidas da menstruação, gravidez e menopausa tornam as gengivas mais sensíveis à placa bacteriana.
        E um número cada vez maior de estudos relaciona as doenças gengivais com uma variedade de problemas que afetam a saúde da mulher. Como a gengivite é uma infecção causada por bactérias, estas podem entrar na corrente sangüínea e tornar-se causa de outras complicações, tais como problema cardíco.
       É importante saber:

·         Menstruação Algumas mulheres notam que sua gengiva incha e sangra antes da menstruação. Outras têm afta ou inflamações na mucosa bucal, estes sintomas geralmente desaparecem no início da menstruação.
·         Contraceptivos oraisA inflamação da gengiva é um dos efeitos colaterais mais comuns dos contraceptivos orais.
·         Gravidez estudos mostram que muitas mulheres grávidas têm gengivite quando a placa bacteriana se forma sobre os dentes, o que e irrita a gengiva. Os sintomas são gengivas avermelhadas, inflamadas e com sangramento. O cuidado pré-natal é sempre extremamente importante.
·         Menopausa Os sintomas bucais experimentados durante este estágio na vida de uma mulher são gengiva avermelhada ou inflamada, desconforto, sensação de ardência, sensação de alteração do paladar e boca seca.
·         Osteoporose Várias pesquisas sugerem a existência de uma relação entre a osteoporose e a perda óssea nos maxilares. Os pesquisadores sugerem que isto pode levar à perda de dentes por causa da provável diminuição da densidade dos ossos onde os dentes estão inseridos. Juntamente com a osteoporose, a doença periodontal acelera o processo de perda de estrutura óssea ao redor dos dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário