quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O Dente Não Envelhece

       De fato, o dente terá eterna juventude, se cuidarmos direito dele. Na verdade, um dente bem cuidado não envelhece, como acontece com a gente. Se cuidarmos bem, eles se manterão por toda a vida.


       Cuidar significa não permitir que o esmalte perca substâncias minerais diariamente, por causa da ingestão freqüente de alimentos, sem a subseqüente e necessária limpeza. Cuidar significa, portanto, efetuar a higiene adequada, atacando a saliva ácida, que é gerada com a ingestão de alimentos.

      Se o dente vive num ambiente limpo, sem placa bacteriana, ele é banhado constantemente pela saliva que, nessas condições favoráveis, funciona como uma solução remineralizante natural, porque na saliva existe o cálcio, o fósforo e o flúor – sabidamente substâncias que mantêm o esmalte liso, homogêneo, não apresentando microporosidades.

      A cada vez que uma pessoa come e não escova os dentes, logo em seguida, na primeira meia hora, a saliva fica mais ácida. Nesses minutos, há perdas de substâncias minerais - situação que tende a se agravar com a ingestão de alimentos várias vezes ao dia, sem a posterior e imediata limpeza. 

      Vale dizer que, se a pessoa comer várias vezes ao dia e não escovar em seguida os dentes, haverá vários picos de desmineralização e, com o tempo, os dentes vão adquirindo microporosidades que tornam o esmalte opaco, sem brilho, o que favorece o depósito de pigmentos, ocasionando manchas.

      Por isso, não é um hábito saudável comer de duas em duas horas, ou viver petiscando, sem a escovação depois. Essa falta de método, além de não ser boa disciplina de dieta, contribui para o dano no esmalte dos dentes, na medida em que causa a ação de uma saliva ácida, caso não se pratique imediatamente a higiene, através da devida escovação.

        Então cuide bem dos seus dente, pois como voce ele é ÚNICO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário