quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Refrigerante...

          Os refrigerantes apesar de saborosos podem causar alguns problemas de sáude para as pessoas que o ingerem diariamente. E beber refrigerante com frequência pode acarretar em erosão dental, no qual é um processo caracterizado pela perda do tecido duro da superfície dos dentes.
Esse tecido duro dos dentes se dividem em duas camadas: a mais externa corresponde ao esmalte e a mais interna, à dentina. A redução da dureza tanto do esmalte quanto da dentina deixa os dentes com má aparência, além de causar sensibilidade.  E quanto mais freqüente é o consumo de refrigerante, mais grave é a erosão dental.

Mesmo depois que o refrigerante pára de ser consumido, a ação da saliva não é suficiente para recuperar totalmente o pH desse tecido duro dos dentes.

O tratamento restaurador do esmalte e/ou da dentina é difícil, oneroso e requer contínuo acompanhamento. Em função da natureza do fenômeno de erosão, somente medidas de promoção de saúde bucal poderiam contribuir para o seu controle, tal como, orientação para reduzir a freqüência de contato dos dentes com refrigerantes ou  alimentos ácidos, esse é o conselho mais lógico e efetivo. (Agência Notisa).

Um comentário: