segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Rir Faz Muito Bem!

      Rir nos faz bem! Sabemos bem disso, mas entre saber e fazer vai uma longa distância. Devemos levar o sorriso a sério, uma vez que exerce importante papel em nossas vidas.

     Pesquisas recentes comprovam que boas risadas, fruto da alegria e descontração, podem ter o efeito de uma sessão de ginástica, pois provocam a liberação de substâncias do grupo das endorfinas, que possuem uma potente ação analgésica, e ao liberada, é responsável pela sensação de agradável conforto, de bem-estar, de felicidade, de melhor humor e de alegria.

      Quando uma composição ou um grupo de músculos se contrai, em uma determinada forma e direção, com uma intensidade específica, como é o caso do sorriso, o cérebro recebe esta informação e responde ativando a produção de endorfinas. Use seu sorriso como um apagador de sentimentos negativos. Quando um pensamento negativo surgir, afaste-o com um sorriso.

        É por essa razão que só um esboço de sorriso, ou seja, um afastar de lábios esticados para os lados -tipo sorriso Monalisa- não garante essa produção bioquímica. Ela só se efetiva quando rimos com vontade, de dentro para fora, um sorriso grande, algumas vezes sonoro, ou seja, o sorriso em forma de riso, até mesmo de gargalhada.


       Boas risadas aliviam o estresse, fortalecem o sistema imunológico e limpam os pulmões. O riso é a expressão mais explícita do bom humor, da positividade e da felicidade.
        Desde cedo aprendemos a sorrir e passamos a contar com esse valioso auxiliar da beleza e da comunicação durante a vida toda.
        A troca de sorrisos, risadas e gargalhadas nas interações entre as pessoas, antes de começar um trabalho diário, por exemplo, é muito saudável. Não estamos falando de anedotas ou piadas. Não se trata de ser engraçado ou comediante. Falo do que pode ser chamado de riso na conversa e do tipo de ambiente onde isso pode ocorrer, em lugares onde se pode ser alegre.

      Rir nos liga às pessoas para além do meramente superficial e tem relevante papel na estruturação de uma sociedade saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário